História da UMP no Brasil

O início do século XX foi marcado por movimentos de juventude em todo mundo. Os jovens que queriam participar da história e não só assisti-la. A A.C.M. (Associação Cristã de Moços ) foi um exemplo típico.

Na IPB, considera-se o ano de 1936 o surgimento da sigla UMP, sendo que, àquela época já existiam mocidades atuantes em muitas igrejas pelo país. A partir daquele ano o trabalho cresceria sem parar em todos os concílios, com muito entusiasmos e dedicação.

Em 1º de maio de 1944 foi criado o Jornal Mocidade, na Federação do Rio de Janeiro. Em 24/02/1946 era organizada a Confederação Nacional, por ocasião do histórico 1º Congresso.

Com vigor, os intinerantes visitavam todas as regiões do país, mesmo sem muitos recursos. O 3º domingo de maio consagrou-se como o dia da UMP. Em 1960, porém, a nacional foi extinta, assim ficando até 1986, época de muitas perdas para UMP em termos de recursos humanos (líderes atuantes) e materiais (registros, idéias, etc. ...).

Somente em 1986 a CNM foi reorganizada com o que as UMP'S, Federações Presbiteriais e Confederações Sinodais tiveram novo fôlego e mais apoio para trabalhar.

Já são muitos anos de história , da qual nós somos agentes. Temos uma grande responsabilidade para com nossa geração, pois o nosso país clama por ética, moralidade e justiça, o que, porém, só se encontrará seguindo Jesus e a palavra de Deus.

E a história continua... Portas se abrem para que possamos entrar em comunicação uns com os outros, para que expressemo-nos, para que digamos a que viemos e o que queremos. Não podemos reclamar por não sermos ouvidos, pois o mundo está à nossa espera. Precisamos estar prontos a atender a sociedade consumista de informações, exigente e ágil em que vivemos.

Vamos aproveitar esta porta aberta para o mundo, que é a Internet e darmos respostas ao nível que a nossa sociedade precisa! Somos conclamados a sermos testemunhas, e testemunha tem que falar! Não podemos calar-nos frente a história, chegou a nossa hora e a nossa vez de Rompermos as barreiras que ainda nos cercam e sermos testemunhas no nosso lar, bairro, cidade, estado, Pais e no mundo.

Que a mocidade da IPB seja cada vez mais útil ao reino de Deus e ao nosso tão complicado Brasil.

Só depende de nós!



Pb. Johnderson Nogueira de Carvalho
( com a participação do Pb. Lúcio Ferreira Lima )